Tricoline: leve e fresquinho

quarta-feira, 4 de maio de 2011
Por Cissa Ribeiro
O tricoline é um tecido produzido com fios de algodão, em tela. Os fios de algodão são extremamente leves e resistentes, conferindo assim ao tecido uma característica mais fresca, e de maior durabilidade. O tecido em tricoline pode ser liso, estampado, xadrez, entre outros. Tudo depende de como é feita a tela padrão. Combinado com o elastano, adquire também elasticidade, possibilitando a produção de modelos mais ajustados ao corpo.

O grande defeito do tecido em tricoline é o fato de amassar com grande facilidade, característica vinda do algodão. A característica de tecido leve e fresquinho do tricoline caiu no gosto dos brasileiros, principalmente pelo fato do Brasil ser um país de altas temperaturas durante o ano todo. Pode ser usada também no inverno, com sobreposição de casaquinhos e coletes. Mas além do Brasil, o tricoline é a base da alfaiataria no mundo todo, e atende um mercado cada vez mais exigente em termos de tecidos de qualidade. 

O tricoline é muito empregado nas costuras de alfaiataria, tanto em camisas quanto em calças. A variedade de modelos de blusas em tricoline depende somente da criatividade dos estilistas e costureiros. Blusas com decote em V alongam a silhueta, e conferem um ar mais sedutor à produção.

As blusas de manga comprida podem ser usadas sem medo do calor, devido o frescor do tecido. Somadas a um belo par de jeans, pode-se criar um visual mais despojado. Com uma calça de alfaiataria, a blusa de tricoline pode passear tranquilamente por um ambiente de trabalho mais formal. Pode ser usada com qualquer tipo de acessório e calçado, de acordo com o gosto pessoal da consumidora.

A blusa em tricoline também pode ser usada por consumidoras de qualquer faixa etária, pois vai desde blusas comportadas, como as camisetes, até blusas mais ousadas, como tomara-que caia, frente única e tops. O tricoline é utilizado até para decoração, como por exemplo, na confecção de fuxicos.

0 comentários: